segunda-feira, 24 de março de 2014

Ideação - Brainstorm

Nuvem de ideias.jpg

Na fase de ideação, com a utilização de "Brainstorm", foi pensado, cogitado e, por fim, definido, em uma viagem de ideias, o conteúdo do site e sua forma de apresentação. Apesar disso, salienta-se que essa é uma fase que não ocorreu somente no momento em que se parou e a nominou como tal, mas ideias de insights já vinham sendo geradas e palavras-chaves (tags), guardadas durante o processo de maturação da proposta desde o início.

Sendo assim, essas tags foram resgatadas e colocadas em uma nuvem para melhor organizar e relacionar os assuntos que se pretendia abordar no produto.

 

Após análise dos temas (gerados direta ou indiretamente do anime) e como aplicá-los em um objeto único, apresentado algum caráter inovador, foi chegada a conclusão de que o site trataria de um repositório de informações em que, atendendo a proposta inicial de juntar: entretenimento, cultura e serviço, cada parte "independente" teria algum tipo de mescla, seja de conteúdo (por exemplo, no vídeo, há mescla de estilos de dança) ou de proposta (na parte "instrucional", o usuário deve ter uma experiência de fato agradável, visual ou de interação, que o instigue a aprender algo).

Brainstorm.jpg
Aparentemente, parece um empilhado de rabiscos sem sentido, mas, a partir dele, conforme as ideias eram discutidas, foram traçados a arquitetura de informação e o design do produto.
Então, perguntas foram surgindo:

"Que informações teremos? | Quais as cores usaremos? | Menu expansivo ou estático? | Infográfico ou texto? | O vídeo ficará na abertura ou na home? | Terá uma abertura?"

Sendo assim, tais perguntas, ao serem respondidas durante o processo, possibilitou a estruturação dos primeiros esboços das páginas do site:
 
ideias.jpg ideias2.jpg

Que deu origem a um design ainda primitivo para visualização do que, a priori, era acreditado ser o conteúdo ideal e o que daria para ser feito:

1) Ideal:

 

2) Real:

 

Com o conteúdo definido, foram idealizados e rascunhados novas propostas de design:


Até que se chegou a proposta final, a ser refinada e implementada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário