sábado, 8 de março de 2014

Introdução

TEMA

Histórias

"Basicamente, uma história é uma narrativa de um evento ou eventos - verdadeiros ou fictícios. A diferença entre dar um exemplo e contar uma história é o acréscimo de conteúdo emocional e detalhes sensoriais na narração. A história entrelaça detalhes, personagens e eventos em um todo que é maior que a soma de suas partes. Um quadro de pessoas e um cavalo é um exemplo. A pintura Guernica de Picasso é uma história. “A ganância causou problemas ao Rei” é um exemplo. Rei Midas e seu lamentável desejo de transformar tudo o que tocava em ouro é uma história." (SIMMONS, 2002, p.29, tradução nossa).  

Transmídia

De forma simples e objetiva, transmídia pode ser definida como a transmissão de uma mensagem ou narrativa através de várias mídias, dando ênfase à história que se deseja contar.

Narrativa Transmídia

"Narrativa transmidia representa um processo em que elementos integrantes de uma ficção se dispersam sistematicamente através de múltiplos canais de distribuição, visando criar uma experiência de entretenimento unificada e coordenada." (JENKINS, 2009, tradução nossa).

Narrativa Transmídia, Pesquisa Acadêmica e Prestação de Serviço

Atualmente, no contexto da indústria do entretenimento na era da Convergência, a transmídia é utilizada como forte estratégia para atrair e assegurar o interesse de um público com “nível de tolerância medido em frações de segundos e número de caracteres” (BRIDI, 2013), exercendo com isso papel fundamental na esfera da produção e consumo. Todavia, como se afirma na apresentação da I Jornada Internacional GEMInIS (JIG/2014), evento pioneiro na área, a ser realizado nos dias 13 a 15 de maio de 2014 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a transmídia é "uma noção que permanece relativamente inédita no campo acadêmico", e também pouco explorada no âmbito da prestação e promoção de serviços e profissionais, o que é bem contraditório, vendo seu potencial para comunicação em Novas Mídias.

PROBLEMA / QUESTÃO

Sendo assim, o que pode a transmídia para difusão de conhecimento e para prestação de serviço?

PROPOSTA DO TRABALHO
 
O trabalho proposto é, então, desenvolver um site, baseado no anime Princess Tutu, que integre simultaneamente entretenimento, difusão de conhecimento, arte e cultura; prestação de serviço comercial e promoção de profissionais, de forma prática, interativa e esteticamente atrativa, valendo-se de vídeos, imagens, infográficos etc.
O anime foi escolhido por já se apresentar como uma mescla de linguagens (dança e animação), bem como de conteúdo, onde são abordados enredos e/ou personagens de diversos repertórios de balé e contos de fada.
Assim, pretende-se expandir esse mote, integrando novas linguagens midiáticas e novos conceitos. 

OBJETIVO 

Em um processo interdisciplinar de produção de um site multimidiático, pretende-se evidenciar o potencial da transmídia para o desenvolvimento de conhecimento complexo, unindo entretenimento, pesquisa e prestação de serviço nos temas de: Narrativas; Transmídia; Dança; Cinema; Vídeo; Anime e Mangá; e Cosplay.
 
REFERÊNCIAS

  • BRIDI, Natália. Jack – O Caçador de Gigantes | Crítica: Uma aventura para ver sem prestar atenção. 2013. Disponível em <http://omelete.uol.com.br/>. Acesso em: 22 abr. 2013.
  • JENKINS, Henry. The Revenge of the Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytelling (Well, Two Actually. Five More on Friday). Disponível em: <http://henryjenkins.org/2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html>. Acesso em: 8 mar. 2014.
  • SIMMONS, Annete. The story factor.Cambridge: Basic Books, 2001.

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